logo RCN

Exposição fotográfica

  • Lia Costa Fotografias - Após uma amostra interna, entre os idealizadores do projeto, 27 foram escolhidas para serem expostas ao público amplo.

Exposição fotográfica, produzida por Lia Costa, mostra um pouco do dia-a-dia dos alunos apaeanos em

Em agosto, mais precisamente na última semana do mês, mobilizações e ações são realizadas em alusão ao movimento 'Agosto Laranja'. Campanha visa lançar um novo olhar sobre as deficiências e as pessoas portadoras delas, mostrando que as dificuldades podem ser superadas e ter muita vitalidade para desfrutar da vida. Para mostrar essa realidade, uma exposição fotográfica foi idealizada. Produção ficou a cargo do Lia Costa Fotografia e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Domingos. 'Gestos', como o trabalho foi batizado, está à mostra em instituições financeiras e em órgãos públicos de São Domingos.

O projeto resultou na produção de 27 telas. O material foi fracionado, estando exposto no prédio da Prefeitura Municipal, Banco do Brasil, Sicoob, Sicredi, Cresol e Sulcred.

Visitação será de uma semana. Material foi posto à mostra na segunda-feira (24) e segue até sexta-feira (28).

 

Gestos

 

O projeto 'Gestos' foi concebido a partir de diálogos e provocações. A Fotógrafa Liana Costa, a "Lia", conta que a vontade de conhecer o trabalho apaeano encontrou eco na proposta da direção da entidade em produzir material sobre a rotina dos estudantes.

"Sempre tive vontade de conhecer mais [o trabalho desenvolvido pela Apae]. As meninas da direção sempre me falavam em fazermos algo juntas. Aí surgiu a ideia de ir fotografando os alunos e conhecendo as rotinas deles", conta Lia.

Por aproximadamente 20 dias, a fotógrafa imergiu nos trabalhos da escola. Ao passo em que as atividades eram realizadas, fotografias e registros foram produzidos. "A gente formou imagens bem legais", conta.

Das centenas de fotos produzidas, somando mais de mil registros, algumas foram selecionadas. Após uma amostra interna, entre os idealizadores do projeto, 27 foram escolhidas para serem expostas ao público amplo. Outra parte do material será empenhada em outros trabalhos da Apae.

Escolha do material foi subjetiva. Lia conta que todas as fotografias escolhidas apuram o gesto de zelo, alegria e felicidade entre os apaeanos. "Tentei mostrar nas fotografias a pureza, os gestos de como eles se ajudam e como eles se entendem", contextualiza.

Fechamento da mostra aconteceu ainda em 2019. Intenção das organizadoras era expor os trabalhos na Faic, evento que foi suspenso em decorrência da Pandemia do Covid-19. Para que o trabalho não se perdesse, a exposição foi alocada junto à programação do Agosto Laranja, que está em plena execução.

 

Experiência

 

Um dos fotógrafos mais renomados da história, Henri Cartier-Bresson, disse que "fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração". Ele dizia que o sucesso dos trabalhos estava no uso da expertise do fotógrafo em registrar a riqueza de emoções em detalhes e gestos.

O trabalho fotográfico é um gerador de experiências e conhecimentos. Lia conta que a exposição 'Gestos' lhe proporcionou "uma experiência incrível" e quebrou pré-conceitos.

"A gente acaba tendo uma visão de que, talvez, as pessoas não sejam tão felizes ou que as deficiências atrapalham. Eu percebi que os alunos são felizes da forma mais simples, mais natural possível. Foi uma lição para mim. Os sorrisos e gestos que recebi são sinceros", conta Lia.

Lia destaca, também, o trabalho realizado pelos profissionais que atuam na escola. Lembra que o zelo, carinho e incentivo aplicados ao trabalho realizado são exemplares e motivo de muita transformação.

Direito dos animais em debate Anterior

Direito dos animais em debate

Ponte é inaugurada Próximo

Ponte é inaugurada

Deixe um comentário